Para os Dias de Chuva ...

Chove, chuva, chove sem parar. Há praticamente uma semana chove em Porto Alegre, oh inverninho bem chato. Quem me conhece sabe ODEIO o inverno. Depois que tive filho mais ainda. Toda semana uma virose nova surge, nada seca, filho fica histérico preso em casa,  não da vontade de sair de casa e a gente come feito bicho ou para se esquentar ou para ter o que fazer. Eu já engordei 3 quilos só neste maldito mês, quero ver até setembro como vai estar a balança. Mas agora o que posso fazer? Vou aproveitar e me fartar. Pelo menos faço isso com muita propriedade e com ótimas comidinhas.

Sou apaixonada por sopas, nada como uma sopinha pra esquentar o corpo. Um dia desses de frio e chuva só tinha batata na geladeira, quem diz que eu tinha coragem de por o nariz para fora de casa?
Me lembrei de uma sopa de batatas e alho poró que é servida fria, mas não custava tentar fazer ela quente, nê?! Pois é fica uma delicia. Como sou mega, ultra, super batateira, me apaixonei, meus meninos aqui em casa também aprovaram. 


Receita de Vichyssoise (Sopa de Batatas)
6 porções

  • 1kg de batatas descascadas e cortadas em rodelas
  • 2 1/2 talos de alho poró eu só decarto as folhas verdes mais feias. Também cortados em rodelas
  • 1 cebola picada
  • 2 col. de sopa de manteiga
  • 1 L de caldo de galinha. Eu tenho comprado o meu na Via Pallamolla congelado e sem conservantes
  • 3 col. de sopa de creme de leite fresco
  • Sal, Pimenta, nóz moscada
Modo de preparo
Em uma panela refogar a cebola e alho poró na manteiga, acrescentar as batatas e o caldo. Cozinhar por 45 minutos ou até as batatas estarem bem macias. Bater no liquidificador até obter um creme bem liso.
Voltar a panela para aquecer quando estiver quente temperar com sal, pimenta e nós moscada. adicionar o creme de leite para dar uma textura aveludada.
Servir com croutons ou bacon ou uma linguicinha frita. 


Postagens mais visitadas