Risotos

Risoto não passa de uma sopa seca. Foi assim que começou o risoto, uma sopa para alimentar os agricultores.  Não tem nada de mais, não me canso de falar isso.  O risoto não tem segredo nenhum. Mentira tem sim, bons ingredientes. Um bom arroz, um bom caldo … enfim boas matérias primas. E é só. O tempo de cozimento dele pode variar, dizem que em 18 minutos se faz um risoto. A quantidade  e a marca do arroz, se o caldo não esta tão quente o tempo aumenta. Em geral de 18 a 35 minutos você tem um risoto. Não fique preso ao tempo, vá provando quando estiver bem al dente, comece a finalizá-lo.
Vou deixar 4 dicas para dar certo.


  1. Uma panela grande e rasa, para evaporar melhor os líquido.
  2. Usar um bom caldo, porque ele é a base do risoto ele que vai dar o sabor ao arroz. E usá-lo bem quente para não cortar o cozimento do grão. (A Knorr lançou caldos em potinhos, eu experimentei e acho que vale a pena é um excelente quebra galho)
  3. Manteiga bem gelada para finalização para dar brilho ao risoto

  4. E ir provando o arroz enquanto é feito, só assim você sabe quando ele esta no ponto.

Depois me contem como ficou.
Risoto de Funghi


  • 400g de arroz arbóreo
  • 2 litros de caldo de legumes.
  • 1/2 cebola roxa picada
  • 150g de funghi seco
  • 1 dente de alho bem picadinho.
  • 1/2 cálice de vinho do porto
  • 1 cálice de vinho banco seco.
  • 2 colheres de sopa de manteiga bem gelada
  • 2 punhados de queijo ralado parmesão
  • Sal pimenta a gosto, cuidado que os caldos prontos já vêm salgados.

Lavar os cogumelos para tirar a terra que sempre fica um pouco, colocá-los para hidratar com o vinho do porto e completar com água. Depois de hidratado escorrer. Na panela que será feito o risoto refogar o alho com azeite de oliva e os cogumelos. Reservar. Na mesma panela, refogue a cebola até suar, junte o arroz por 2 minutos e logo coloque o cálice de vinho. Quando secar o vinho coloque aos poucos o caldo quente mexendo sempre. 10 minutos depois do começo junte os cogumelos ao arroz. Continue  colocando caldo e mexendo. Quando o arroz estiver al dente. Desligue o fogo e acrescente a manteiga e o queijo. Prove de sal e pimenta.
Deixe a panela tampada por 3 minutos e sirva. Com azeite de oliva e mais queijo ralado.

Comentários

Adorei a receita!

Em geral me perguntam:
"Porque colocar o vinho antes?" "Pode ser qualquer bebida?"

O arroz é como um fio de cabelo, é cheio de foliculos, que com o contato do alcool se abrem e liberam todo amido que fica preso dentro do grão. Então aí, por isso agnete põem o alcool antes. Pode usar qualquer bebida seca, com graduação alcoolica elevada, eu uso vinho, vodka, cachaça... e pra mim quanto mais molhadinho o risoto, mais gostoso ele fica!
beijocas, adoro teu blog!
Júlia,

Fico mega feliz que goste do blog!
Deixa mais dicas, adoro trocar figurinha.

Beijocas
Unknown disse…
fala maria antonia! aqui é o profesor de natação da sogipa, quanto tempo! mas sigo curtindo o blog para aprender ótimas receitas! estou com uns tomates secos (um vidro de 400gr) e estou com vontade de fazer um risoto com eles... alguma dica em especial? bjs
Anônimo disse…
Oi Maria Antonia,
recebi hoje a indicação do teu ótimo blog, vinda do teu corujíssimo papai e meu amigo Dirceu.
E, claro, já estou com vontade de fazer uma festa aqui em casa só prá te encomendar uma(s) terrine(s).
Muito boa a recieta do risotto. Lembrei apenas de agregar um fundamental comentário que sempre ouvi da minha nonna: "nunca o risotto espera as pessoas e sim ao contrário - as pessoas é que devem esperar pelo risotto.
Beijão, Flavia (Boni Licht)

Postagens mais visitadas