Boeuf Bourguignon

Sexta passada completei 29 anos. Não, não não, … Não  tive nenhuma crise, muito pelo contrario comemorei e muito, e espero que seja assim sempre.
A única coisa que senti falta foi do prato principal do meu aniversário que minha mãe faz desde de que eu me entendo por gente. E olha que eu achava que era gente muito antes de ser.
É um prato francês, um cozido maravilhoso. Estou falando do Boeuf Bourguignon. Nada de complicado, como eu falei um cozido. Essa receita minha mãe aprendeu com uma francesa, e me passou. Sempre que esfria convido meus amigos no inverno para saborear essa iguaria cheirosa e de sabor muitíssimo rico. Que me lembra aniversário.
Boeuf Bouguignon



  • 1 kg de carne –Alcatra ou musculo cortados em quadrados de 5cm
  • 120g de bacon em quadrados de 5 cm
  • 50g de manteiga
  • 1 cebola pequena
  • 2 col.. de sopa de açúcar
  • 150g de champignon fresco
  • 30g de farinha de trigo
  • 2 cenouras em rodelas
  • 1 garrafa de vinho tinto seco
  • 300ml de caldo de carne
  • 1 amarrado de temperos – 1 folha de louro, 1 ramo de tomilho, alecrim, manjerona, salsa, aipo, alho poró.


Modo de fazer:
Derreter a manteiga em uma panela de fundo grosso. Colocar o bacon pra fritar. Retire da panela o bacon depois de bem dourado e reserve. Na gordura do próprio bacon com a manteiga coloque a carne pra dourar, polvilhe com a farinha de trigo. Em uma frigideira a parte coloque a cebola para suar com um pouco de azeite, junte o açúcar e deixe caramelizar, coloque umas gotas de água se preciso. Adicione na panela da carne as cebolas já caramelizadas, o caldo de carne, o amarrados de temperos e vinho. Deixe cozinhando com a panela tampada por 2hs em fogo lento.
Trinta minutos antes de servir coloque na panela os champignons limpos e cortados ao meio, as cenouras e o bacon.
Servir com batatas cozidas no forno com alecrim.
Dica: Eu prefiro sempre um molho mais liquido então não coloco a farinha de trigo, mas isso é gosto de casa um. E sempre faço um dia antes, esse é o segredo.

Comentários

Postagens mais visitadas