Risoto

Eu amo risotos.
Quem vem a minha casa já sabe o que vai comer.

 Risoto é bom, bonito e barato. Não sei qual o mistério que foi criado em torno dele, mas sei que as pessoas têm medo de fazer. Bobagem !!! Risoto é como massa raramente não da certo.
Faço risoto de tudo, esses dias fiz um Corn Bacon, sei que qualquer italiano que se preze se remexeu agora, mas é pra mostrar que risoto pode ser feito de qualquer coisa, é só ter criatividade.

 O mais importante do Risoto na minha opinião é a base, o que vai dar gosto ao arroz, portanto a o caldo de galinha pra mim é o básico. Tenho litros no meu congelador. NUNCA uso o de tablete, por mais pratico que ele seja, nisso sou tradicional só uso o feito por mim.

 
Para o Caldo
  • 1 k de frango em pedaços ou 2 K de osso e carcaça
  • 3 L de água
  • 2 cebolas
  • 1 cenoura
  • louro
  • alho
  • pimenta
  • sal
Deixe ferver por um aproximadamente uma hora, coe. E use sempre !

Pode e deve congelar.

 
 Risoto de presunto de Parma e figos frescos - 5 porções

 400 gramas de arroz arbório
  • ½ cebola roxa picada
  • 200 ml de espumante
  • azeite de oliva
  • 1 litro e meio caldo
  • 300 gramas de presunto Parma em lascas
  • 3 un. de figos cortados em 6 partes
  • 150 gramas de parmesão ralado na hora
  • 150 gr de manteiga bem gelada 50 ml de azeite de oliva
  • Sal e Pimenta
Colocar na panela o azeite a cebola, frite até que fique transparente. Acrescentar o arroz e fritar com a cebola colocar o espumante mexer até evaporar o álcool. Acrescentar mais ou menos 6 conchas aos poucos mexendo sempre, para que o arroz solte o amido e de a cremosidade ao prato Quando o arroz estiver al dente colocar o presunto de Parma. Desligar, Acrescentar o queijo ralado na hora a manteiga gelada em cubos. Mexer bem. Tampar por 3 min.

 
Servir com os figos por cima, com um bom fio de azeite em cada prato.
Com um bom espumante pra resaltar o sabor do figo, fica ótimo!!!

Comentários

Que receita bacana! Adorei os figos!
Jaqueline disse…
Adorei a receita! eu sou uma das lendas do risoto! nunca consigo fazer. Mas agora vou tentar.

Só gostaria de saber quanto tempo dá todo este procedimento?

jaquelinelino@gmail.com

Postagens mais visitadas